Com SMCS
Dando continuidade aos avanços na modernização do sistema de iluminação pública em Curitiba, na primeira quinzena de janeiro a Prefeitura realizou a troca dos refletores nas rampas e na quadra esportiva da Rua da Cidadania do Fazendinha.
Ao todo, as equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) trocaram 34 refletores, substituindo a iluminação convencional pela tecnologia LED, mais durável, com maior eficiência luminotécnica e mais econômica.
A mudança torna a quadra mais iluminada para a prática de esportes no horário noturno e aumenta a segurança da população que precisa acessar as rampas.
A Prefeitura também já havia realizado a troca dos refletores nas quadras e rampas das Ruas da Cidadania do Pinheirinho e do Boqueirão, com 32 trocas em cada uma. Além disso, o equipamento municipal do Boqueirão já havia recebido a iluminação cênica, ressaltando os traços de sua fachada também à noite.
Substituição vantajosa
“A iluminação em LED oferece maior capacidade luminotécnica e possui maior vida útil, além de substituírem a luz amarela pela luz branca neutra, que oferece maior conforto visual”, explica o secretário municipal de Obras Públicas. Rodrigo Rodrigues.
Outra vantagem na troca é que a tecnologia do LED não emite vapores de gases que são prejudiciais ao meio ambiente, presentes nas luminárias convencionais.
Além da troca dos refletores, a Smop está inspecionando as coberturas metálicas de todas as Ruas da Cidadania para sanar, preventivamente, possíveis infiltrações decorrentes das chuvas intensas das últimas semanas.
53,4% das luminárias modernizadas
Desde 2017, a Prefeitura de Curitiba vem mudando o padrão de iluminação pública da cidade, com a substituição das luminárias públicas pelas de LED.
Até o final de 2022, a Prefeitura havia realizado a troca de 83 mil lâmpadas e refletores, o equivalente a 53,4% dos 160 mil pontos de iluminação da cidade e os serviços seguem em 2023.
Leave a Reply