Com SMCS
A 4ª edição da Mostra Traços Curitibanos, organizada pela Gibiteca e a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), chegou esta semana à Rua da Cidadania do Tatuquara. Esta é apenas uma parte do evento, que reúne trabalhos de 150 artistas gráficos em seis exposições abertas em março deste ano no Solar do Barão e que, em seguida, foram fatiadas para serem apresentadas nas regionais administrativas da cidade.
Os trabalhos expostos nos corredores do andar superior do prédio do Tatuquara e destacam 18 caricaturistas renomados de Curitiba e podem ser visitados até o mês de agosto, quando o material será levado para outro espaço.
Sobreviventes da pandemia
De acordo com o curador da mostra, o caricaturista Natan S.S, os trabalhos selecionados são peças que se destacaram em redes sociais nos anos de 2020 e 2021, quando a pandemia do coronavírus alterou de modo significativo a rotina do planeta.
“Pode-se dizer que os trabalhos expostos são de autores sobreviventes, porque o mercado de caricaturas foi bastante afetado com a pandemia, quando todos os eventos foram suspensos. Este pessoal conseguiu trabalhar com encomendas pela internet e atravessar este momento difícil”, relembrou Nathan.
Entre os expositores está o artista Taco X, um dos decanos das caricaturas de Curitiba. “O Taco fazia as caricaturas da revista de humor Mad e tem como característica do seu trabalho o traço muito rápido”, observou Natan.
Funk e futebol
Outro artista com trabalho na mostra é Flávio Smile, que se debruça sobre o universo do funk. “O Flávio se especializou em desenhar MCs e acabou desenvolvendo um nicho de mercado. Várias capas de CDs de funk têm a assinatura dele”, explicou Natan.
O curador também destacou o trabalho de Luiz Felipe Cruz, que costuma criar charges com jogadores de futebol famosos. Uma charge do jogador do PSG Neymar representa o seu trabalho na mostra.
“Uma das grandes preocupações era mostrar a diversidade do traço curitibano, pesquisar com cada participante com o objetivo de trazer a essência do autor”, citou Natan.
Astros do cinema
Gente famosa é o que não falta na temática dos artistas participantes. O visitante vai poder conferir o trabalho em 3D de Leandro Mendonça, retratando o cientista Neil deGrsse Tysson.
Já José Marconi fez um retrato de Edgar Allan Poe e João Lima criou uma ilustração do astro do basquete Kobe Bryant. Mas tem também rostos hollywoodianos que marcam presença na exposição, como é caso do premiado diretor de cinema Quentin Tarantino, assinado por Ari Vicentini; o astro mexicano Danny Trejo (Douglas Ferreira); o ator de comédias Terry Crews (Will Amaro).
Para estudantes
Além do público em geral, a exposição está sendo visitada por estudantes. “Pelo programa Linhas de Conhecimento, da Secretaria Municipal da Educação, as crianças podem conhecer as obras”, disse Patrícia Silva, chefe do núcleo da Fundação Cultural de Curitiba na Regional Tatuquara.
A mostra já foi visitada por crianças do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) Branca Casagrande Sabbag e de escolas da região.
Serviço: Mostra Traços Curitibanos – Caricaturas e cartuns
Local: Rua da Cidadania do Tatuquara (Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n – piso superior)
Data: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Leave a Reply