Com SMCS
O desfile cívico-militar que estava programado para acontecer no bairro Fazendinha neste sábado (26/8) foi cancelado por conta da previsão de chuvas para Curitiba.
As demais atrações da Semana Pátria, que marcam os 201 anos da Independência do Brasil, estão mantidas e prevêem a realização do Auto da Independência produzido pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), que irá percorrer as regionais da cidade. Clique aqui e veja a programação.
Desfiles cívicos
Dentro da programação que marcam os festejos da Semana da Pátria, está programada também a realização de desfile cívico militar no dia 3 de setembro, na Avenida Winston Churchill, na Regional Pinheirinho. O encerramento da Semana da Pátria acontecerá com o tradicional desfile na Avenida Cândido de Abreu, no dia 7 de setembro, para celebrar a Independência do Brasil.
História revivida
O Auto da Independência que será encenadoa nas regionais é uma produção da Fundação Cultural de Curitiba dirigida para que crianças e adultos possam vivenciar uma parte importante da história do Brasil, através da reprodução de falas dos personagens históricos, cenários, figurinos e trilha sonora especial.
O enredo retrata os principais momentos que levaram à separação entre Brasil e Portugal no dia 7 de setembro de 1822, destacando o papel da princesa Leopoldina no processo da independência.
O espetáculo é conciso e dinâmico, mas dá uma ideia da grande pressão que a corte portuguesa fazia sobre o príncipe regente, D. Pedro, para que retornasse à Europa com a sua família e retroagisse o status do Brasil para colônia.
A ameaça do retrocesso
No ano de 1822, era forte a pressão das cortes portuguesas para que D. Pedro abandonasse o Brasil à própria sorte. Enquanto isso, internamente, cresciam os movimentos separatistas, descontentes com a possibilidade do Brasil, que havia conquistado a condição de Reino Unido a Portugal e Algarves, retornar à sua condição de colônia.
Encenação emocionante
Para dar a experiência sensorial de imersão nesse momento histórico, os atores estarão em cena com figurinos de época. No enredo, a história é contada por uma professora para o seu aluno, o Curitibinha.
O cenário tem ao fundo, em grandes dimensões, uma reprodução do famoso quadro de Pedro Américo que retrata a cena do grito da independência às margens do riacho do Ipiranga.
O ponto alto da encenação é a entrada de D. Pedro I a cavalo, dando o grito “Independência ou Morte”. Em seguida, D. Pedro I e a imperatriz Leopoldina cantam o Hino da Independência.
Programação da Semana da Pátria em Curitiba
Apresentações do Auto da Independência:
1/9
10h – Rua da Cidadania do Tatuquara – Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n – Tatuquara
(regionais CIC, Bairro Novo e Tatuquara)
4/9
15h – Memorial de Curitiba – Rua Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco
(regionais Matriz, Santa Felicidade e Boa Vista)
5/9
10h – Rua da Cidadania da Fazendinha – Rua Carlos Klemtz, 1.700, Fazendinha
(regionais Pinheirinho e Portão)
6/9
10h – Rua da Cidadania do Boqueirão – Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430, Boqueirão
(regionais Boqueirão e Cajuru)
Leave a Reply