Redação com Agência Brasil
Inauguração
A comunidade do Sítio Cercado recebeu, nesta terça-feira (11/6), o 19º Farol do Saber e Inovação de Curitiba e o terceiro da Regional Bairro Novo. O farol Senador Accioly Filho, junto à Escola Municipal Professora Augusta Glück Ribas, foi reformado e ganhou uma oficina de criatividade, com impressora 3D.
O primeiro projeto desenvolvido no local teve como inspiração a fotografia. O trabalho foi desenvolvido pelos estudantes do período integral, com a orientação da professora Ana Dariley Peters Sabatke.
Guilherme Labes (5º ano) e Isabelle Nennemam (4º ano) conduziram uma exposição didática da história da fotografia e as técnicas e materiais utilizados. Com caixas de papelão e latas, eles montaram câmaras escuras. Explicaram que elas são compostas por paredes opacas, com um orifício em um dos lados, e na parede paralela é colocada uma superfície fotossensível para produzir as imagens. “Vimos fotos antigas e foi muito legal, decidimos pesquisar”, contou Isabelle.
O prefeito Rafael Greca cumprimentou as crianças pelo trabalho. “Vocês estão de parabéns. O farol é o lugar do conhecimento”, disse.
Lembrem que mais importante que os computadores ou os celulares são nosso raciocínio e nossa inteligência”, comentou Greca.
Os Faróis do Saber e Inovação são uma evolução dos Faróis do Saber, criados pelo prefeito Rafael Greca na década de 1990, em sua primeira gestão.
Antes estruturas com livros e acesso à internet, agora os faróis oferecem também impressoras 3D para criação de protótipos, com a orientação de professores da rede municipal que passam por formação continuada.
Os investimentos da Prefeitura nas adequações para abrigar os espaços maker chegam a R$ 2,1 milhões. Até o fim do ano a cidade contará com 33 unidades no modelo inovação.
Presenças
Participaram o vice-prefeito Eduardo Pimentel, a desembargadora Rosemarie Pimpão; o administrador da Regional do Bairro Novo, Fernando Bonfim; a superintendente de Gestão Educacional, Elisângela Mantagute; o superintendente Executivo da Educação, Oséias Santos de Oliveira; a diretora da escola, Elaine Cristina Machado Sartori, e vice-diretora Eliane Foggiato Domingues; o chefe do Núcleo da Educação do Bairro Novo, Pedro Andrade; a diretora do Departamento de Logística, Maria Cristina Brandalize; a coordenadora de Obras e Projetos, Flávia Gomes; e a coordenadora de Tecnologias Digitais e Inovação, Estela Endlich.
Faróis da Inovação já entregues em Curitiba
- Herbert José de Souza (Cajuru)
- Manuel Bandeira (Boa Vista)
- Rocha Pombo (Portão)
- José de Alencar (Pinheirinho)
- Fernando Amaro (CIC)
- Mario Quintana (Boqueirão)
- Dante Alighieri (Santa Felicidade)
- Rubem Braga (Bairro Novo)
- Dona Pompília (Tatuquara)
- Lapi – Laboratório Pedagógico de Inovação (Matriz)
- Tasso da Silveira (Pinheirinho)
- Pablo Neruda (Cajuru)
- Castro Alves (Portão)
- Vinícius de Moraes (CIC)
- Luís de Camões (Boqueirão)
- Cecília Meirelles (Bairro Novo)
- Roberto Barrozo (Pinheirinho)
- Joaquim Nabuco (Pinheirinho)
Leave a Reply