Colégio em Curitiba ganha mural artístico com projetos sociais

Com SMCS

O muro do Colégio Estadual Hildebrando de Araújo, no bairro Jardim Botânico, ganhou, esta semana, um grafite com a ilustração de vários projetos inclusivos atualmente implantados em Curitiba e no Paraná.

A ação envolveu a parceria das equipes da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, FAS (Fundação de Ação Social), Distrito de Manutenção Urbana Matriz e Administração Regional Matriz. A parceria contou também com apoio da Associação de Moradores do Jardim Botânico (AMJB), do Conseg (Conselho de Segurança) do bairro e do colégio, representado pelo diretor e professor Rogerio Luiz Zeni.

Artistas convidados

Para a pintura do muro, com 200 metros de extensão, foram convidados 22 artistas urbanos de Curitiba e da Região Metropolitana. O trabalho foi realizado durante 15 dias e contou com a participação dos alunos interessados em aprender o processo artístico.

A iniciativa faz parte de um movimento social entre poder público e iniciativa privada para revitalizar a área em volta da unidade de ensino e também em todo o bairro Jardim Botânico.

Para esta ação, foram doadas 300 latas de tinta spray aos artistas convidados, valor equivalente a R$ 6 mil.

Mural contemplativo

Em março, os moradores do Jardim Botânico ganharam um mural contemplativo de grafite em frente à fábrica dos Moinhos Anaconda. Além da nova arte urbana, o terreno na extensão do mural, entre as ruas João Batista Ribeiro e a Engenheiro Leão Sounis, foi recuperado também em uma ação integrada da Prefeitura de Curitiba em parceria com a Associação de Moradores do Jardim Botânico (AMJB).

O terreno revitalizado ganhou um mural com desenhos e imagens iconográficas das maiores atrações turísticas de Curitiba em uma extensão de 94 metros lineares e quase dois metros de altura.

“Este trabalho de revitalização e arte urbana no Jardim Botânico tem valorizado nossos artistas curitibanos, renovado a atmosfera de espaços públicos e também embelezado as escolas com a divulgação de importantes projetos sociais em Curitiba e em todo o Paraná”, disse Mônica Sarno Fonseca, diretora social da AMJB.