Com SMCS
Em uma prestigiada sessão solene, a Câmara Municipal de Curitiba reverenciou os 40 anos de uma relação fraternal que une as cidades de Curitiba e Himeji, no Japão. O evento, na noite dessa terça-feira (7/5), marcou quatro décadas desde que os laços entre as duas localidades foram oficializados.
A celebração, que contou com a presença do vice-prefeito Eduardo Pimentel e convidados, foi conduzida pelo presidente da CMC, Marcelo Fachinello, em um tributo à duradoura parceria que tem promovido uma colaboração frutífera em várias esferas de interesse mútuo.
“A cidade de Curitiba tem uma longa história de cooperação e amizade com o Japão, desde a chegada dos seus primeiros migrantes em nossa cidade, que se instalaram no bairro Uberaba. O Japão nos inspira a caminhar rumo a um futuro melhor”, declarou Pimentel.
A história da irmandade entre Curitiba e Himeji remonta a 14 de maio de 1984, quando foi ratificada pela Lei 6.484. Desde então, essas duas cidades distantes geograficamente têm estreitado laços, compartilhando experiências e oportunidades para benefício de seus cidadãos.
“É uma grande honra e felicidade podermos estar aqui. Eu apresento meu profundo agradecimento à cidade de Curitiba pela acolhida. Somente a paixão e a compreensão mútua entre os povos de ambas as cidades para superar a distância geográfica e a diferença de cultura”, celebrou Hideyasu Kiyomoto, prefeito da cidade de Himeji.
Kiyomoto recebeu das mãos de Pimentel um diploma comemorativo. Na sequência houve uma troca de presentes entre as autoridades e uma apresentação musical com os instrumentistas japoneses Seizan Matsuzaki no shakunhachi e Kana Shinpuku tocando Koto.
Tradição secular
Himeji, situada na região japonesa de Kansai, é uma cidade de notável importância, com uma população de aproximadamente 530 mil habitantes. Famosa por seu icônico Castelo Himeji, uma estrutura de mais de quatro séculos que resistiu a adversidades naturais e conflitos mundiais, a cidade encanta e inspira.
Para celebrar os 40 anos de irmandade, uma comitiva da cidade japonesa está em visita à capital paranaense durante esta semana. Liderados pelo prefeito Hideyasu Kiyomoto e pelo presidente da Câmara Municipal de Himeji, Toshiyuki Miwa, os representantes de Himeji estão participando de uma série de eventos e atividades comunitárias.





