Com SMCS
Os 530 estudantes da Escola Municipal CEI Heitor Alencar Furtado e os frequentadores do Farol do Saber e Inovação Fernando Amaro de Miranda (anexo à unidade), na CIC, receberam da Sociedade Britânica no Paraná, nesta quinta-feira (13/6), a doação de 628 livros em inglês. O prefeito Rafael Greca prestigiou a solenidade de entrega e destacou a importância do hábito da leitura.
O material beneficia especialmente os participantes do Curitibinhas Poliglotas, programa que ensina cinco línguas estrangeiras a estudantes do Ensino Fundamental. Lançado em 2019, o programa oferta aulas de inglês, espanhol, italiano, francês e alemão.
“Nada se compara a um cérebro que lê. Ler é como receber luz. Vocês precisam ler muito para entender os assuntos que estudam”, disse Greca.
Para o cônsul honorário do Reino Unido no Paraná, Adam Paul Patterson, a entrega dos exemplares foi uma grande alegria. “Esta ação foi organizada com o objetivo de contribuir para a democratização da educação e literatura em inglês na cidade de Curitiba, bem como fortalecer os laços de amizade e cooperação”, destacou o cônsul honorário do Reino Unido no Paraná, Adam Paul Patterson.
A estudante Helen Vitória, do 4º ano do Ensino Fundamental, contou que adora ler. Ela integra o projeto Jornalistas Mirins. “Também adoro falar com as pessoas e tirar fotos”, completou.
Alice de Brito Ferreira, do 5º ano, também é fã de leitura. “Gosto de histórias”, afirmou a menina. Inaugurada em 1983, a Escola Heitor de Alencar Furtado atende atualmente 91 crianças na educação infantil e 439 estudantes no Fundamental (309 dos 530 matriculados são atendidos no integral).
Oficinas de criatividade
Desde 2017, os Faróis do Saber das escolas – além das bibliotecas já existentes – ganharam uma ampliação do projeto e tornaram-se Faróis do Saber e Inovação, com oficinas de criatividade nos mezaninos. A cidade já ganhou 33 espaços maker, sendo 32 nos Faróis do Saber e Inovação e mais um no Laboratório Pedagógico de Inovação (na sede da SME), totalizando os 33. Todas as dez regionais estão contempladas. São uma evolução do projeto dos Faróis do Saber, ícones da primeira gestão Greca (1993-1996). Os Faróis da Inovação têm impressoras 3D para prototipia, onde os estudantes e a comunidade desenvolvem projetos dentro do conceito mãos na massa/faça você mesmo.
Presenças
Também prestigiaram a entrega dos livros o assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó; o adminbistrador regional da CIC, Raphael Keiji; a chefe do Núcleo de Educação da CIC, Ângela Piotto; o doador do material, Paul Nicholas Tudgay e os membros da Sociedade Britânica Steven Smith e John Punchard; o secretário interino da Educação, Oséias Santos de Oliveira; a diretora de Desenvolvimento Porofissional, Estela Endlich; a gerente de Faróis, Christiane Martins; chefes dos demais Núcleos Regionais da Educação; a diretora da escola, Mônica de Araujo; e a vice Andrea Moreira Silva.