Com SMCS
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, ganhou nesta quarta-feira (11/12), no gabinete, uma caixa com produtos gastronômicos de Natal, tradicionais do município de Colombo, na Região Metropolitana. O kit culinário foi entregue em visita de cortesia do prefeito reeleito de Colombo, Helder Lazarotto (PSD), e do filho do gestor municipal, Evandro Lazarotto.
“O prefeito reeleito e meu amigo Helder Lazarotto me presenteiam com produtos de Natal de Colombo, da economia criativa de Colombo para a ceia de Natal”, agradeceu Greca.
No encontro, Helder Lazarotto especificou as características dos produtos presenteados à Greca e a razão da visita ao prefeito de Curitiba. “A gente vem com muita alegria aqui, trazer um pouquinho da cultura e felicitar o senhor (prefeito Rafael Greca) pelo final de ano, pelo final do mandato. Parabéns para o senhor por esse maravilhoso trabalho de oito anos em frente à nossa capital”, destacou.
Cultura gastronômica
O prefeito reeleito de Colombo passou ainda mais detalhes sobre as iguarias típicas de Colombo. “Aqui nesse kit, nós temos um vinho Censurato da vinícola Franco Italiana, que tem vários produtos premiados internacionalmente, um outro vinho da vinícola Cavalli, que é o vinho mais colonial, e aqui, ao centro, nós temos uma farofa chamada Sobradinho; ela está famosa no Paraná e no Brasil pela sua qualidade. Todos são produtos da cidade (de Colombo), muito representativos. Com alegria, a gente deixa aqui para o senhor prefeito”, completou Helder Lazarotto.
“Eu recebo essa caixa de delícias e agora já tenho farofa para a ceia de ano novo, de Natal. Viva Curitiba”, celebrou ainda Greca.
Prêmio Lucio Costa
Logo na agenda seguinte, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, também recebeu no gabinete o troféu da 9ª Edição do Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação pelo programa de Mobilidade Sustentável e eletrificação da frota de ônibus em Curitiba. “Dos 175 prêmios que nós ganhamos nesses oito anos de gestão, esse também é muito apreciado. Foi o Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs (Urbanização de Curitiba), que nos trouxe, para mim e para Marilza do Carmo Dias (secretária Municipal do Meio Ambiente), pelo trabalho de eletrificação da frota de ônibus de Curitiba”, disse Greca.
O prefeito de Curitiba destacou ainda a satisfação ao receber a premiação. “É um prêmio chamado Lúcio Costa (de Mobilidade, Saneamento e Habitação), que me foi conferido pelo Congresso Nacional, pela Câmara dos Deputados, por proposição do deputado federal Toninho Wandscheer (PP), e que tem o retrato do Lucio Costa e uma maquete em acrílico do Plano Piloto de Brasília. O meu coração de prefeito não cabe em contentamento e orgulho pelo bem que nós conseguimos realizar em Curitiba. Agora, a cidade mais urbanizada do país também é prêmio do Lúcio Costa. Viva Curitiba!”, concluiu o prefeito Rafael Greca.
Solenidade de premiação
O Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação, concedido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, contempla pessoas e instituições que desenvolvem iniciativas eficientes e inovadoras que contribuem para o desenvolvimento urbano do país.
O prêmio foi entregue à Curitiba em solenidade realizada no dia 12 de novembro, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Na ocasião, o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, recebeu o prêmio em nome do prefeito Rafael Greca, que, no período, estava em viagem à Europa.
Frota sustentável
O grande projeto de eletromobilidade do município de Curitiba, alinhado ao PlanClima (Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba), foi o destaque da administração para a capital conquistar o prêmio Lucio Costa. A partir do conjunto de ações em sustentabilidade e eletrificação dos ônibus, a meta é atingir, até 2030, 33% da frota eletrificada na capital. O percentual deve subir para 100% em 2050. Hoje a frota é de 1,1 mil veículos em Curitiba.