Greca recebe título de cidadão honorário de São José dos Pinhais: “Meu coração está em festa!”

Com SMCS

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, agora é também cidadão honorário de São José dos Pinhais. A honraria em forma de título foi entregue no final da manhã desta segunda-feira (16/12), em sessão solene na sede da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.

O título de cidadão honorário é concedido a quem não é natural do município, mas contribui para o desenvolvimento e bem-estar coletivo da localidade.

Coração em festa

O prefeito foi o último orador da sessão e visivelmente emocionado enumerou as parcerias entre Curitiba e São José dos Pinhais, assim como com os demais oito municípios vizinhos da capital.

“O meu coração está em festa. Esse ato que nós estamos vivendo é um ato de gratidão. Dizem que a gratidão é o sentimento que mais cedo envelhece. Foi Sêneca que disse isso, talvez amargurado, porque o Imperador Nero, o seu aluno, matou-o. Nós sonhamos em não sofrermos ingratidão. Porque a gratidão é a memória do mundo. E serei sempre grato a essa homenagem que me faz a linda cidade de São José dos Pinhais”, disse o prefeito Rafael Greca, durante discurso no legislativo do município vizinho.

A sessão solene da Câmara Municipal de São José dos Pinhais foi presidida pelo vereador Samuel Pinheiro. Formaram também a mesa diretora dos trabalhos, além do homenageado, o vereador Abílio Alves e a prefeita da cidade, Nina Singer.

Bem estar coletivo

Para o vereador Samuel Pinheiro, a entrega do título de cidadania honorária a Greca é o reconhecimento de São José dos Pinhais à trajetória de vida e ao trabalho pela integração regional.

“Esta homenagem é justificada pela dedicação do prefeito Rafael Greca ao bem estar coletivo, pelo fortalecimento dos municípios da região metropolitana e pelo desenvolvimento integrado da região”, disse Samuel.

Nova certidão de nascimento

O autor da distinção, o vereador Abílio Alves, disse que foi motivado a propor a homenagem como uma forma de gratidão ao trabalho de Greca em prol da região metropolitana.

“Esta honraria é outra certidão de nascimento. Agora Rafael Greca é são-joseense também e esta é uma homenagem que se estende a todos os curitibanos. As ações de transformação urbana colocadas pelo prefeito consolidaram Curitiba como exemplo para o Brasil e para o mundo e têm impacto muito positivo na região metropolitana, tanto como inspiradoras, como indutoras de desenvolvimento”, disse o vereador.

Trabalho com amor

Para a prefeita Nina Singer, uma das marcas registradas do prefeito Rafael Greca é trabalhar com amor.

“Greca trabalha com amor pela cidade e pelas pessoas. Por isso sua dedicação dá frutos não só em Curitiba, mas ao mundo. O prefeito faz a diferença na capital e na região metropolitana e trabalhar ao seu lado é sempre um aprendizado, uma aula de cultura”, comentou a prefeita Nina Singer.

Curitiba metropolitana

Curitiba tem uma forte atuação no desenvolvimento de toda a área metropolitana, que reúne outros 28 municípios e concentra uma população superior a 3,6 milhões de pessoas.

Criada em 2021 para o desenvolvimento produtivo integrado da capital e dos municípios vizinhos, a Secretaria Municipal Extraordinária para o Desenvolvimento da Região Metropolitana organiza o debate dos desafios comuns e de boas práticas, além de apresentar projetos e ações replicáveis entre as diversas cidades.

Um dos destaques da atuação da pasta foram os debates sobre o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado nos 29 municípios da área metropolitana, documento que traça as diretrizes conjuntas para os próximos anos.

Greca lembrou que foi responsável pela criação da Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana para fazer o elo de ligação com os municípios limítrofes de Curitiba.

“Esta homenagem me traz profunda satisfação, confirma o bem que esta política faz para Curitiba e para as cidades vizinhas e provoca a vontade de cultivar sempre a diretriz de que a capital do Paraná e as cidades que lhe são vizinhas compõe uma cidade só. Fizemos o bem porque eu creio fielmente que nos dias em que fazemos o bem nós existimos, nos outros dias nós apenas duramos”, comentou Greca.

O prefeito também prestou homenagem a sua esposa Margarita Sansone, que faleceu no dia 20 de agosto.

“Essa Câmara é aberta para o céu e eu vejo o céu azul e as nuvens passando e até quero imaginar uma delas sorridente e resplandecendo a minha linda e saudosa Margarita”, disse o prefeito.

Reserva hídrica, uma necessidade

Greca disse que os governantes têm a obrigação de enxergar longe e não tem como pensar no futuro da região sem incluir a sustentabilidade.

“O que nos divide também nos une, que é o Rio Iguaçu. E nessa questão da água, isso nos provoca para uma ideia inquietante e eu quero convocar a prefeita Nina a também assumi-la, que seria a criação de uma reserva hídrica do futuro, que precisa ser feita. Quero convocá-la também para, junto com ela com as autoridades ambientais do Estado, com o Eduardo Pimentel e com o governador Ratinho Júnior, pensarmos juntos de salvar o Vale do Rio Verde, ainda antes que haja ocupação humana, para que nós tenhamos um grande manancial de vida”, sugeriu o prefeito.

Destinação do lixo

O prefeito também mencionou outra pauta importante para a Região Metropolitana de Curitiba: a destinação do lixo.

Nessa questão ele citou o trabalho feito pelo Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (Conresol), que integra 26 municípios e é responsável pela organização da gestão do sistema de tratamento e destinação dos resíduos sólidos.

“O enterro do lixo é muito caro, custa 6 milhões de reais por mês. É preciso acabar com isso e partir para grande separação, para queima dos combustíveis derivados de resíduo, dentro dos fornos altos da usina Votorantim, da usina da Suprema em Adrianópolis, da usina da Itambé, em Balsa Nova”, sugeriu o prefeito.

Comida mais barata

Outro exemplo de parceria entre a capital e São José dos Pinhais é o Programa Armazém da Família, que permite que 43 mil moradores da cidade sejam beneficiados com a possibilidade de adquirir comida 30% mais barata, em média.

Greca também citou que Curitiba compartilha com São José o SUS Metropolitano, as UPAs do Sítio Cercado e do Boqueirão e a rede dos 40 hospitais da capital.

Estudo do VLT

O prefeito lembrou que trouxe com sua esposa Margarita, para o Aeroporto Afonso Pena, uma loja #CuritibaSuaLinda, e disse que já está em estudo o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que trará grandes benefícios para as duas cidades.

“Nós fizemos um convênio com o BNDES por iniciativa do vice-prefeito Eduardo Pimentel, de realizarmos os estudos de viabilidade para a implantação do VLT Metropolitano, que sairá do aeroporto, entrará na canaleta do do BRT, compartilhada com outros ônibus, e chegará até o Centro Cívico de Curitiba”, antecipou Greca.

O prefeito concluiu agradecendo a homenagem e disse que se considera realizado pelas conquistas de Curitiba e da região metropolitana.

“Vamos fazer um pouco de cada vez e, no fim, nós teremos feito o que antes parecia impossível. A frase de São Francisco diante do anjo da morte, é a mesma frase que eu tenho usado para dizer da minha alegria, da minha satisfação, do meu contentamento de percorrer esse caminho tão longo. Como o poeta antigo, referindo-se ao Ulisses, que venceu a sua Odisseia, eu quero dizer, olhando para o céu: Feliz aquele que, como Ulisses, cumpriu uma grande jornada. Viva Curitiba! Viva São José dos Pinhais! Viva o Paraná!”

Banda e grupo folclórico

A entrega do título teve apresentação da Banda Marcial de São José dos Pinhais, que executou os hinos Nacional e de São José dos Pinhais. E também dos integrantes do grupo folclórico polonês Wawel de Murici, que exibiu a dança Silesia.

Além do título, o prefeito recebeu uma cesta de produtos do Caminho Vinho, a principal rota de turismo gastronômico de São José dos Pinhais.

Presenças

Participaram também do evento, os vereadores de São José dos Pinhais Luiz Monteiro, Professor Abelino, Silvio Santo, Paulinho Maradona, Professor Wellington, José Possebom, Tom Rodrigues, Débora Chemin e Sabrina Protetora dos Animais.

Também estavam presentes os secretários de Curitiba Leverci Silveira Dias (Desenvolvimento da Região Metropolitana) e Mário Fontoura Jr. (Esporte, Lazer e Juventude – Smelj).

Prestigiaram também a entrega da honraria Daniel Falcão (Controladoria Geral do Município); Vanessa Volpi (Procuradoria Geral do Município); Marcelo Ferraz (Administração Regional do Tatuquara); Cibele Fernandes Dias (Assessoria do Gabinete do Prefeito); Francisco Jose Zerbeto Assis (Chefe de Gabinete do Prefeito); Lucas Navarro de Souza (Articulação Política da Prefeitura); Tatiana Turra (Instituto Municipal de Turismo); Ana Cristina de Castro (Fundação Cultural de Curitiba); José Lupion Neto (Cohab); Silvana Aichenger, Siumara Hakim, Hudson Calife e Almir Bonatto (Gabinete do vice-prefeito Eduardo Pimentel); Dario Paixão (Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação); José Carlos Dias Lopes da Conceição e Antônio Borges dos Reis (Instituto de Engenharia do Paraná); Ricardo Dias e Geovane Fernandes.