Redação com SMCS
O prefeito Rafael Greca participou, nesta sexta-feira (28/6), de dois encontros em Curitiba com o presidente da República em exercício, Hamilton Mourão. A pauta das conversas incluiu assuntos relacionados ao futuro do Brasil, como a inclusão dos municípios na reforma da previdência que tramita no Congresso — tema importante para o conjunto das cidades brasileiras.
“A maior parte dos municípios não tem hoje condições de pagar aposentadorias”, disse Greca. Na avaliação do prefeito, caso os municípios fiquem de fora da reforma haverá transtornos para as cidades e para os prefeitos.
Curitiba já fez uma reforma de êxito na previdência municipal, tendo revertido a curva de insustentabilidade de médio e longo prazo do sistema. É a única capital que tem um fundo complementar de previdência, o CuritibaPrev.
As conversas tiveram início em um almoço promovido pelo presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Gláucio Geara, onde foram tratadas assuntos como estratégias de recuperação de obras públicas, com base em preceitos de compliance e bom uso dos recursos públicos, a fim de evitar situações como as mostradas pela Operação Lava Jato.
“O País ainda precisa de grandes obras de infraestrutura para o seu desenvolvimento”, destacou o prefeito.
Mais tarde, Greca participou da apresentação feita por Mourão dentro do o ciclo de palestras Pensando o Brasil, do Graciosa Country Club.
Presenças
O almoço desta sexta reuniu o governador Carlos Ratinho Jr, o vice-governador Darci Piana, o senador Oriovisto Guimarães, o ministro do Supremo Tribunal de Justiça, Joel Ilan Paciornik, o chefe de gabinete da vice-presidência da República, General César Leme Justo, o general da Brigada Aléssio Oliveira, o coronel Rômulo Marinho Soares, o desembargador federal, João Pedro Gebran Neto, o desembargador federal Fernando Quadros, o juiz federal Fabrício Bittencourt, o chefe da Casa Civil do Estado, Guto Silva, o vice-prefeito Eduardo Pimentel, os vice-presidentes da ACP, Camilo Turmina e Odone Fontes Martins, a presidente da Lide Mulher Paraná, Sandra Comodaro, os membros do Conselho Superior da ACP, Leonardo Petrelli Neto e Gladimir Poletto, além de Carlos Loyola, Eliane Loyola e Jaqueline Loyola e diversas lideranças empresariais do Estado.
Já a palestra da noite contou com a participação, ainda, do embaixador da Ucrânia, Rostyslav Tronenko, o presidente da Federação da Indústrias do Estado do Paraná, Edson Luiz Campagnoio e o presidente do Graciosa, Gláucio Fernando Bley Filho.
Leave a Reply