Redação com SMCS
O programa Rosto da Cidade avança com a limpeza, pintura e proteção de imóveis públicos e particulares no Centro Histórico. A cidade já tem 28 imóveis renovados pelo programa.
Na manhã desta quarta-feira (3/7), o prefeito Rafael Greca vistoriou os trabalhos na Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba, que fica ao lado do Memorial de Curitiba, na Rua do Rosário.
A igreja está entre os imóveis privados do programa e recebe os serviços de equipes coordenadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Outros nove já tiveram pintura e aplicação de resina concluídos. Além deles, 19 prédios públicos foram repintados e protegidos contra ações de vandalismo.
“O Rosto da Cidade é sagrado, como é sagrada a Igreja Presbiteriana, parte da paisagem do Alto do São Francisco”, disse o prefeito. “A Câmara Municipal nos autorizou a cobrir o Centro Histórico com resina antipichação e, assim, vamos mandar a tranqueira embora”, completou.
O templo foi inaugurado em abril de 1935 e é considerado Patrimônio Histórico da cidade. A construção em estilo neoclássico com influência alemã tem uma cúpula que chama a atenção de fotógrafos e turistas.
A escada que leva até a cúpula veio da Alemanha, de navio, cerca de um ano após a inauguração. Além da recuperação da fachada, a parte interna passou por uma reforma, que será inaugurada no dia 28 de julho.
Leave a Reply