Com SMCS
A Prefeitura de Curitiba recebeu, nesta quarta-feira (27/11), em Brasília, o Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal na categoria municípios com mais de 500 mil habitantes. É a terceira conquista em 11 edições da premiação criada pelo Conselho Federal de Odontologia.
O prêmio reconhece e valoriza municípios brasileiros que se destacaram na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal no último ano. Curitiba venceu em sua categoria nos anos de 2012, 2018 e agora, em 2019.
“O prefeito Rafael Greca fez da saúde sua prioridade e nos dá todas as condições para alcançar os bons resultados e essa premiação”, disse a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, que também agradeceu à equipe.
“São 336 cirurgiões dentistas, 45 cirurgiões dentistas especialistas, 165 técnicos de saúde bucal e 497 auxiliares de saúde bucal sob a coordenação da nossa competente Viviane Gubert”, lembrou. Citada pela secretária, a coordenadora de saúde bucal também participou da premiação.
Rede
Os 1.013 profissionais enumerados pela secretária estão distribuídos em 111 Unidades de Saúde, três Centros de Especialidades Odontológicas e em três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que atendem urgências e emergências.
Em outubro, a cidade já havia recebido uma cadeira odontológica por ter vencido o Prêmio Nacional de Saúde Bucal do CFO, na categoria Municípios Acima de 300 Mil Habitantes, em 2018. O equipamento foi entregue na Unidade de Saúde Palmeiras, no Tatuquara. Com a nova premiação, outra cadeira está a caminho.
Para ser tricampeã nacional em saúde bucal, Curitiba promoveu uma reestruturação no setor e investiu na prevenção e no tratamento. O trabalho é feito com crianças, gestantes, diabéticos e pacientes especiais.
Serviços
No ano passado, as equipes de saúde bucal da atenção básica de Curitiba realizaram 1.540.278 procedimentos. Além de restaurações, a cidade oferta o serviço de laboratório de próteses.
Leave a Reply