Com SMCS
As videoaulas da TV Escola Curitiba, ofertadas aos 145 mil estudantes da rede municipal de ensino que estão em casa, em distanciamento social, foram aprovadas por estudantes e pais que acompanham o material, seja pela tevê ou na internet.
Nas primeiras 50 horas em que o conteúdo passou a ser distribuído – desde as 8 horas da última segunda feira (13/4) – as videoaulas foram visualizadas 375.388 vezes no canal TV Escola Curitiba do YouTube, um dos locais onde podem ser assistidas. Também podem ser acompanhadas pelo canal 9.2 da TV Paraná Turismo, em UHF. Para isso, é necessário instalar uma antena externa.
Na casa da Gabriella, 5 anos, cada aula é vista duas vezes. Pela manhã, a mãe dela, a assistente administrativa Pâmela Kosowski Sapala, 23 anos, assiste uma vez, para providenciar os materiais que a filha vai usar em cada disciplina.
À tarde, é a vez da menina, que ao invés de ir para a Escola Municipal Papa João Paulo XXII, no Portão, transforma seu quarto em sala de aula e usa a telinha como fonte de aprendizado.
“Eu tenho muita saudade da escola e dos meus amiguinhos, mas estou aprendendo muito com essas novas professoras”, conta Gabriella.
“É uma iniciativa bem válida. Se os pais comprarem essa ideia, estimularem os filhos a estudarem dessa forma nesse período de isolamento, vão auxiliar muito os professores no retorno às aulas”, avalia Pâmela.
Motivação extra
Para o Nicolas, 6 anos, as videoaulas são uma motivação extra. Matriculado no 1º ano da Escola Municipal Maria Clara Brandão Tesserolli, no Novo Mundo, e se recuperando de uma cirurgia, o menino ainda não foi para a escola este ano e não vê a hora de conhecer os novos coleguinhas.
“As videoaulas são ótimas porque mantêm o vínculo das crianças com a escola. No caso do Nicolas, faz ele saber que está aprendendo em casa o mesmo que os amiguinhos”, fala a mãe do estudante, a técnica em Saúde Bucal Eliane Elize Watter dos Santos, 38 anos.
Com apoio da irmã Morgana, 11 anos, ele assiste atento aos materiais pelo smartphone e anota as tarefas em seu caderno. “É bem legal. Eles contam uma história e as crianças aprendem muitas coisas sem perceber”, diz Nicolas.
Cozinha vira sala de aula
A estudante do 4º ano do Centro de Educação Integral Pedro Dallabona (Santa Felicidade), Ana Ashlley, 8 anos, também acompanha as videoaulas via internet. E, no período da tarde, transforma a cozinha de casa em escola. Até aula de Educação Física já fez por lá.
“Ela está gostando das aulas. Precisou do meu auxílio no começo e acho essa iniciativa da Prefeitura interessante para que as crianças não percam o ritmo de estudos com tantas semanas em casa”, destaca a mãe de Ashlley, a atendente de Educação Infantil Patrícia Fidelis, 33 anos.
Como assistir
A TV Escola Curitiba oferta aulas preparadas as pela equipe da Secretaria Municipal da Educação, disponíveis pelo canal 9.2 da TV Paraná Turismo, em UHF, e no YouTube (canal TV Escola Curitiba).
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que todo o conteúdo faz parte do currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. “É um material rico, que fica à disposição das famílias. Esses conteúdos serão retomados com as crianças após a volta às aulas presenciais”, destaca Maria Sílvia.
Estudantes e famílias aprovam videoaulas na TV e no YouTube. – Na imagem, Nicolas e irmã. Foto: Divulgação
Leave a Reply