Com SMCS
Contra as cheias
O bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC) está recebendo obras de ampliação da rede de drenagem. A nova galeria de águas pluviais atenderá a Rua Nelson Borba, a partir do cruzamento com a Rua Bernardo Meyer, se estendendo por cerca de 1,5 quilômetro também pelas ruas José Mendes Sobrinho e Ludovico Zanier.
Os serviços tiveram a fase de execução iniciada no dia 14 de julho e estão sob a coordenação do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em maio de 2021.
Durante a vistoria às obras feita nesta quarta-feira (29/7), o prefeito Rafael Greca recordou que a região tem histórico de alagamentos, o último registrado em 2018, e era desprovida de infraestrutura de drenagem.
“Quando se deu a ocupação da Vila Barigui, na CIC, não foi feita a obra de drenagem. Foram instaladas as casas e as indústrias que passaram a padecer em períodos chuvosos, quando o grande Rio Barigui enche. Agora estamos construindo as galerias para evitar que aconteçam as inundações”, apontou Greca.
O diretor da indústria Bras Onda, do ramo de embalagens em papel, Mario Thomaz, reconhece a necessidade da intervenção.
“Fundamos a empresa em 1992 aqui na CIC e a insegurança a cada chuva mais forte sempre esteve presente. As obras trarão melhorias essenciais para todos que convivem nesta região”, opinou Thomaz.
Investimento
Também acompanhando a inspeção dos trabalhos, o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, explicou que a galeria conta com o investimento de R$ 1.534.796,68 e está sendo construída com tubos de concreto com diâmetros de 40 centímetros e 1,80 metro.
“A região mescla área residencial e industrial. A chegada da galeria de águas pluviais atende demanda antiga e beneficiará quem vive, quem trabalha, as casas e as empresas aqui construídas”, apontou Rodrigues.
A rede de drenagem em implantação levará o resultado das chuvas para o Rio Barigui e tem o objetivo de evitar o acúmulo de água nas ruas. Quando pronta, a estrutura oferecerá mais segurança contra enchentes e qualidade de vida à população que mora e trabalha no bairro.
Leave a Reply