Redação com SMCS
Apontada como uma das regiões que mais cresce em Curitiba, com 202 mil moradores, a Regional CIC, formada pelos bairros CIC, Riviera, Augusta e São Miguel, vem recebendo investimentos em pavimentação, saúde e infraestrutura.
A reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) CIC e os 10 quilômetros de asfalto novo em 2019 são exemplos desse crescimento.
A Prefeitura, começou em julho, o programa Asfalto no Saibro, que prevê pavimentação de ruas de pavimento primário de bairros de Curitiba. A Estrada Velha do Barigui, na CIC, foi uma das vias contempladas.
Para melhorar a mobilidade dos moradores da região, a Prefeitura implantou a linha Vizinhança/Santa Rita, que passou a funcionar em outubro deste ano, ligando Santa Rita, Carbomafra, Vitória Régia e Vila Verde ao Terminal CIC. A Urbs estima que pelo menos 20 mil pessoas foram beneficiadas com a nova possibilidade de deslocamento.
A aposentada Angelina Guisleri gostou da novidade.
“Ficou ótimo. Muito prático para mim e pra minha família”, disse Angelina.
Ensino e lazer
Três Faróis do Saber e Inovação (Joaquim Nabuco, Vinícius de Moraes e Fernando Amaro) foram transformados em espaços maker de prototipagem para uso de 3.484 estudantes e a comunidade. Os moradores da Vila Verde ganharam o novo Centro Municipal de Educação Integral, João Botelho. Além disso, 13 CMEIs e 16 escolas receberam melhorias, beneficiando 11.970 crianças.
Uma área de 12.660 metros quadrados que era usada como lixão na Vila Verde (CIC) foi revitalizada e deu lugar a Praça Adilson Pereira Sodré. Agora, o local conta com campo de futebol, parquinho, pista de caminhada, espaço de lazer e área verde.
O moderno Centro de Iniciação Esportiva CIC completou um ano de funcionamento, em novembro. Foram mais de 38 mil atendimentos em atividades esportivas gratuitas que vão desde aula de dança e alongamento, a corrida, atletismo, futsal, vôlei, ciclismo até bocha olímpica.
Cultura e manutenção urbana
A população da Vila Nossa Senhora da Luz, na CIC, vai ganhar um novo espaço cultural. As obras de construção do Centro Cultural Multiuso foram retomadas pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab).
Com 1.200 metros quadrados, o novo equipamento vai contar com Cine Teatro e salas para cursos e oficinas culturais. As obras foram retomadas neste ano, estão sendo investidos R$ 2,7 milhões no contrato.
As equipes de manutenção urbana trabalharam o ano todo, na limpeza de galerias pluviais e bocas de lobo, operações de tapa-buraco nas ruas e desobstrução e limpeza de córregos.
Foram realizados 88 serviços de limpeza, desassoreamento e intervenções em rios, córregos e canais da região, prevenindo enchentes. A manutenção ou substituição de pontes e passarelas da região, somou 37 serviços.
Iluminando os caminhos
Os bairros ficaram mais iluminados e seguros. A manutenção pública trocou 6.595 lâmpadas na região e substituiu outras 1.978 lâmpadas tradicionais por LED. A mudança traz maior eficiência luminotécnica e energética, além de economia de energia e financeira, incluindo a menor necessidade de manutenção, já que elas possuem maior durabilidade.
Direito à propriedade
Além disso, a Prefeitura vem garantindo o direito à propriedade a milhares de famílias que vivem nos bairros da Regional CIC. Nos últimos dois anos e meio, 2.337 títulos foram entregues a moradores da Vila Verde, na CIC, e 87 títulos foram entregues a famílias que vivem no Moradias Corbélia, no São Miguel.
Moradores comemoram obras em córrego do Alto Barigui
Moradora da Rua Vicente Gotrifid, na CIC, a dona de casa Marina Marques, 48 anos, mora próxima ao córrego do Alto Barigui que passa na esquina com a João Garbers. Durante 13 anos, ela perdia o sono quando chovia muito, pois sempre vinha à mente o pesadelo das águas do canal invadindo sua casa. “Cheguei a perder tudo, durante uma enchente”, recorda ela.
Agora, Marina e outros moradores da região sabem que podem dormir sossegados com as obras da Prefeitura no canal que desagua no Rio Barigui.
Em julho de 2019, equipes da Secretaria Municipal do Obras implantaram 25 tubos de 2 metros de diâmetro no córrego e também fez o desassoreamento a partir da Rua Cid Campelo.
“Tão bom ver o fim da obra da Prefeitura. Acho que não vamos mais ter aquelas enchentes nos dias de muita chuva”, comemora a dona de casa Marina Marques.
A instalação dos novos tubos e o trabalho de limpeza e recomposição das margens do córrego deram maior capacidade de escoamento das águas das chuvas, prevenindo enchentes.
UPA CIC faz mais 124 mil atendimentos
O novo modelo de gerenciamento da UPA CIC completou um ano de funcionamento em agosto de 2019, tendo comprovado neste período avanços tanto na qualidade do atendimento para a população quanto na gestão administrativa-financeira da Unidade de Pronto Atendimento.
A UPA CIC é a primeira da cidade a funcionar num modelo por Organização Social (OS). De janeiro a novembro de 2019, foram realizados 124.785 atendimentos no local.
Pesquisas de satisfação realizadas em totens instalados na unidade mostram alto nível de satisfação: 81% dos usuários classificaram os serviços da UPA CIC como excelente, ótimo ou bom, considerando todos os questionários respondidos desde a reabertura da unidade até agora.
Profissionais dedicados como a médica Kelly dos Santos fazem a diferença no atendimento dos pacientes. Seu trabalho tem se destacado pelo acolhimento humanizado e alegre, que transforma as consultas em um momento de tranquilidade para os pais e para as crianças.
Personagens de desenhos animados e brinquedos decoram o consultório da médica, que atende na UPA há pouco mais de um ano.
“Criar um ambiente descontraído em que as crianças se sentem mais confortáveis facilita o atendimento. É importante passar essa confiança para a família”, comenta Kelly. Além do consultório amigável, a médica costuma fazer dedicatórias com bexigas infláveis para algumas das crianças que passam pela UPA.
Atendimento social transforma vidas
A Prefeitura também não descuidou do atendimento social. O Cras Vila Verde ganhou um novo prédio. A unidade ficou maior, teve espaços revitalizados e passou a contar até com uma nova quadra de esportes, usada principalmente por crianças e adolescentes. As mudanças permitiram qualificar os serviços e melhorar o atendimento de 425 famílias, em média, que procuram todos os meses o local.
“Minha esposa faleceu e perdi a vontade de viver. Aqui, eu recuperei a alegria. Posso dizer que eu renasci”, conta o aposentado Braz Vieira, de 80 anos.
Ele é um dos 20 participantes do grupo de convivência da terceira idade do Cras Nossa Senhora da Luz, na CIC.
Há dois meses, Braz vai toda quinta-feira, das 9h às 11h30, até o Cras. O veículo de locomoção é uma bicicleta elétrica. A bolsa leva alguns dos trabalhos artesanais que está aprendendo a fazer no local.
O aposentado se destaca por ser o único homem no grupo e um tricoteiro de mão cheia. “Nunca fui de ajudar a minha esposa em casa ou um homem que gostasse de artesanato, mas o tricô tem sido uma terapia”, disse Vieira.
Foi a filha, Roselys Vieira, que o incentivou. Ela já participava do grupo e achou que seria uma atividade interessante para tirá-lo de casa e auxiliar no tratamento da depressão. “Meu pai vive sozinho, é independente, mas o falecimento da minha mãe o deixou muito triste, sozinho. Fiquei surpresa com a mudança tão rápida”, explica Roselys.
Regional CIC em números
– 38 mil atendimentos no Centro de Iniciação Esportiva CIC
– 20 mil pessoas beneficiadas pela nova linha Vizinhança/Santa Rita
– 124.785 atendimentos na UPA CIC no período de janeiro a novembro/2019
– 1.112 pessoas formadas em cursos profissionalizantes dos Liceus de Ofício
– Três Faróis do Saber foram transformados em espaços maker
– 13 CMEIs e 16 escolas receberam melhorias
– 1.817 cães e gatos castrados gratuitamente
– 3.100 mudas plantadas em bosques, praças e escolas
– Mutirão Curitiba sem Mosquito recolhe 426 toneladas de lixo
– 1.112 pessoas formadas em cursos profissionalizantes dos Liceus de Ofício
– 2.337 títulos de propriedades entregues a moradores da Vila Verde
– 87 títulos de propriedade entregues a famílias do Moradias Corbélia, no São Miguel
– 426 toneladas de lixo recolhidas no Mutirão Curitiba Sem Mosquito
– 3.100 árvores plantadas em praças, bosques e escolas
Leave a Reply