Com SMCS

A iCities, empresa organizadora da terceira edição do Smart City Expo Curitiba, prepara medidas para que o evento internacional ocorra, nos dias 26 e 27 de março, em um ambiente totalmente seguro do coronavírus.
Nesta sexta-feira (6/3), Eduardo Marques, sócio-diretor da iCities, anunciou que estão sendo definidas diretrizes para que, durante o fórum, os participantes saibam que medidas preventivas devem tomar, como por exemplo, lavar as mãos e usar álcool gel. Embalagens do produto estarão espalhadas por todo o Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui.
“Produtos desinfetantes, como sabonetes antibactericidas em todos os banheiros, serão oferecidos e qualquer pessoa inscrita que apresente sintomas tais como febre, tosse ou outro problema respiratório será aconselhada a não participar da feira e do congresso”, antecipou Marques, durante evento de apresentação dos palestrantes do Smart City Expo Curitiba.
Marques reforça, no entanto, que são apenas medidas preventivas. “Estaremos monitorando com as secretarias municipal e estadual de Saúde a evolução da doença e vamos seguir rigorosamente as recomendações dadas pelos especialistas dos dois órgãos”, justifica o sócio-diretor do iCities. Ele acrescenta ainda que as medidas serão semelhantes as já anunciadas por eventos internacionais de inovação, como o SxSW (EUA).
A iCities também irá montar uma estrutura, com posto médico e ambulância, para atender eventuais casos suspeitos. “Além disso, brigadistas do centro de eventos irão abrir as portas a cada 20 minutos para que o ar seja renovado e circule”, acrescentou ele.
Speakers
O Smart City Expo Curitiba 2020, que tem o apoio da Prefeitura e do Vale do Pinhão, já tem confirmada a participação de 78 palestrantes nacionais e internacionais que irão falar sobre temas como mobilidade, governança e planejamento urbano. Entre os nomes confirmados estão Tom Benson, arquiteto britânico que atua no Departamento de Estudos e Planejamento Urbano do MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos Estados Unidos; a pesquisadora Beatriz Barreto Lanza, membro do Smart City Smart Government Research Practice, na SUNY (State University of New York) de Albany (EUA); e Brenda Escobar, diretora do Centro de Conectividade e Infraestrutura Tecnológica da Agencia Digital de Inovação Pública de CDMX, na Cidade do México.
Listado pelo Planetizen em 2017 como um dos 100 urbanistas mais influentes de todos os tempos, o colombiano Gil Peñalosa também está confirmado como um dos principais palestrantes do evento. Fundador e presidente da organização sem fins lucrativos canadense 8 80 Cities, ele já acompanhou gestores de mais de 350 cidades ao redor do mundo para a transformação de comunidades urbanas em espaços mais acessíveis, saudáveis e que ofereçam bem-estar para todas as pessoas, independentemente da idade, do gênero, do status socioeconômico ou étnico.
“Estamos trazendo cada vez mais players internacionais. A rede do Smart Cities neste ano se estendeu para o Qatar, para mais uma cidade dos Estados Unidos (Atlanta), e vamos promover fóruns com foco mais específico, para discutir questões pontuais”, afirma Caio Castro, sócio-diretor do iCities.
Smart Plaza
Versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo Curitiba terá área de exposição duas vezes maior do que o das edições anteriores, com empresas dos setores público e privado, exibindo soluções e inovações (em áreas como iluminação pública, segurança, educação, saúde, saneamento básico, trânsito e urbanismo).
Como nas edições anteriores o Smart Plaza Vale do Pinhão será uma espécie de “coração” do evento internacional e mostrará as inovações que estão sendo desenvolvidas pelo Vale do Pinhão em Curitiba.
“O espaço irá reunir cerca de 60 expositores da capital, entre startups, empreendedores criativos e movimentos de impacto social, que estão criando tecnologias e soluções para a chamada ‘revolução cotidiana’, aquela que muda o dia a dia das pessoas e também ajuda a rever a dinâmica e o planejamento das cidades, tornando-as ainda mais inteligentes”, explica Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, órgão ligado à Prefeitura e responsável pelo organização do estande.
No Smart Plaza Vale do Pinhão também serão apresentadas inovações do município que já beneficiam a população da capital, como os aplicativos Curitiba APP, 156 e Saúde Já, que levam os serviços da cidade para os smartphones dos moradores; os Faróis do Saber e Inovação, espaços makers de prototipagem para estudantes da rede municipal de ensino; os Worktibas, os primeiros coworkings públicos gratuitos do país; o programa de hortas urbanas, que beneficia hoje 7.409 pessoas em 31 espaços de cultivo de alimentos frescos e sem agrotóxico.
Fira Barcelona
Essa será a terceira edição do evento brasileiro chancelado pela FIRA Barcelona, consórcio público formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona, e que é o organizador do Smart City Expo World Congress, maior evento do mundo sobre cidades inteligentes, realizado anualmente em Barcelona.
Em 2020, o tema do congresso será “Smart Cities: In Action”, criando uma espécie de evolução com relação à edições anteriores. “Temos seguido uma linha evolutiva nos temas de cada edição. A primeira trouxe a inovação como motor do desenvolvimento sustentável, o segundo foi sobre planejar as cidades inteligentes, e o terceiro, colocar as mãos à obra, integrando esses expositores para pensar no que podemos fazer juntos, enquanto humanos, para tornar as cidades mais inteligentes”, disse completa o diretor de novos negócios do iCities, Roberto Marcelino.
Serviço
Smart City Expo Curitiba 2020
Data: 26 e 27 de março
Local: Centro de Eventos Positivo, Alameda Ecologica Burle Marx, 2518, Santo Inácio, Curitiba
Leave a Reply