Com SMCS
Guardas municipais do núcleo regional do Boqueirão prenderam um jovem de 25 anos e uma mulher de 30 anos, após invasão na Escola Municipal Jornalista Arnaldo Alves da Cruz e furto de duas câmeras de monitoramento instaladas na unidade.
Deflagrada no início da noite de quarta-feira (6/10), a ação foi possível após a equipe de guardas que estava de plantão na Muralha Digital perceber o crime pelas imagens e acionar a viatura operacional mais próxima do local, no Alto Boqueirão. Os guardas que trabalham na central de videomonitoramento da Prefeitura viram o momento em que o suspeito tentava estourar a grade de proteção da escola para praticar o furto.
O suspeito chegou a fugir do local mas, com as imagens do flagrante repassadas pela Muralha Digital, os guardas do Boqueirão fizeram buscas pela região e conseguiram localizá-lo a poucas quadras de distância, na Rua Luiz Machuca. Ele já não estava com as câmeras e informou que havia trocado os equipamentos com uma moça por cocaína.
No endereço da jovem indicado pelo suspeito, os guardas encontraram uma das câmeras embaixo de uma cama. Com o apoio do cão de faro Titan, do Grupo de Operações com Cães (GOC), uma pequena quantidade de maconha também foi localizada dentro da casa.
Os dois foram conduzidos à Central de Flagrantes da Polícia Civil para responder pelos crimes de furto qualificado, receptação e tráfico de drogas.
Dano em ônibus
Ainda no Boqueirão, já no fim da noite de quarta, os guardas detiveram um rapaz de 27 anos que rompeu a janela de emergência de um ônibus biarticulado da linha Boqueirão. Ele foi encontrado pendurado na alavanca de abertura da janela, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, e conduzido à delegacia para responder por dano qualificado.
Muralha Digital
Programa da administração municipal, a Muralha Digital conta com câmeras e sensores dispostos em equipamentos urbanos que transmitem dados, em tempo real, para um sistema no Centro de Controle Operacional (CCO). Isso possibilita a geração de informações estratégicas síncronas para um processo de tomada de decisão mais ágil.
O Programa Muralha Digital, por meio da visualização das câmeras, visa coibir ações de vandalismo, depredações, furtos, roubos, e/ou apropriações indébitas que venham ocorrer nos equipamentos urbanos, bem como fazer o controle de trânsito e auxiliar em atividades de Defesa Civil.
Leia mais:
Leave a Reply